Tendinopatias de Ombro

tendinopatia.jpg

Tendinopatia do Ombro

Tendinopatia é o termo designado para referenciar as lesões nos tendões (estrutura que liga os músculos aos ossos). A tendinopatia, também conhecida como tendinite acontece quando há inflamação do tendão, gerando dor e um possível rompimento.

A tendinopatia que mais acomete o ombro é a tendinopatia do supraespinhal. O supraespinhal é um músculo bastante ativo nos movimentos mais amplos do ombro, e o uso repetitivo dessa musculatura, ou movimentos incorretos pode levar à inflamação do tendão do mesmo.

Esta enfermidade afeta pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade, porém, a incidência é maior em pessoas com mais de 45 anos de idade, atletas e trabalhadores que recrutam muito o ombro em suas atividades.

A sintomatologia mais comum dessa lesão é dor intensa na região do ombro (na parte frontal, lateral ou atrás do ombro), com sensação de repuxe e que piora com o decorrer do dia e desenvolvimento das atividades de vida diária, sendo mais intensa a noite. Essa dor pode irradiar para o braço e levar a um enfraquecimento muscular, impossibilitando o paciente de segurar objetos.

Tratamento

Fisioterapia

Acupuntura

Medicamentoso

Cirurgia, em casos mais graves.