Lesão do Ligamento Colateral

Lesão do Ligamento Colateral

O ligamento colateral lateral fica localizado na lateral externa do joelho e é responsável por conectar o osso fêmur à fíbula, para que assim os movimentos de flexão e extensão aconteçam e para que haja estabilidade no mesmo.

As lesões no LCL acontecem quando há um estiramento desse ligamento, seja por trauma direto na parte interna do joelho ou por uma rotação, que força essa articulação para o lado externo.

As causas mais comuns dessa lesão incluem torções (movimentos bruscos para a mudança de direção); traumas diretos na lateral externa do joelho ou traumas que forcem o joelho para o lado externo; e esportes de contato, como futebol por exemplo.

Os sintomas frequentemente apresentados incluem edema na articulação; redução da mobilidade (perda dos movimentos); dor na parte externa do joelho e instabilidade do mesmo durante a marcha ou na posição ortostática (em pé).

O ligamento colateral medial é uma estrutura que está localizada na lateral interna do joelho e tem como principais funções ligar o osso do fêmur à tíbia e promover estabilidade.

A lesão do LCM está relacionada com a ruptura de suas fibras, que pode ser completa ou incompleta. A lesão normalmente é decorrente de movimentação brusca e traumas.

A lesão do ligamento colateral medial também pode vir associada com lesão em outras estruturas, como lesão no menisco medial e no ligamento cruzado anterior (lesão conhecida popularmente como Tríade Infeliz).

As causas mais comuns incluem torções; trauma direto na região; atividade física com sobrecarga no ligamento; e trauma na região externa que força a região interna do joelho.

Os sintomas frequentemente associados com essa lesão são dor na parte interna do joelho; edema; redução da mobilidade e instabilidade na articulação.

Tratamento

Fisioterapia

Acupuntura

Crioterapia

Medicamentos

Órteses

Em casos mais graves, cirurgia

Rua Coelho Lisboa, 23 - Tatuapé - SP - Praça Silvio Romero

São Paulo - Brasil

Tel: (11) 3459-4540 / (11) 3467-0607 

WhatsApp (11) 98242-1591